Cavalo Quarto de Milha

O maior portal independente da raça quarto de milha do Brasil.

Doc Bar


Doc Bar revolucionou a indústria de apartação de uma forma nunca vista antes ou depois.

O garanhão castanho foi parido em 1956 no rancho de Tom Finley no Arizona. O potro castanho foi criado para correr, mas falhou miseravelmente.

Ganhando um total de $ 95 em quatro corridas, Doc Bar foi dado a Charley Araujo da Califórnia para ser introduzido na conformação. Esse esforço parecia fadado ao fracasso porque o Doc Bar não se encaixava no que o os juizes procuravam. O gfaranhão castanho tinha apenas 152 centimetros e não tinha a aparência de seus contemporâneos.

A indústria da conformação estava pronta para a mudança. Com Araujo na liderança e a conformação única do garanhão, as diretrizes para os campeões de conformação foram alteradas quase da noite para o dia. Dos 15 shows, Doc Bar ganhou nove títulos de grande campeão e um título de campeão reserva.

Doc Bar atraiu a atenção do Dr. e da Sra. Stephen Jensen do Double J Ranch em Paicines, Califórnia. O casal havia formado um bando de éguas de cria de Poco Tivio, Hollywood Gold, King e Leo, e estava à procura de um garanhão. O Doc Bar atendeu às suas necessidades e o casal o comprou em 1963 por US$ 30.000.

Nos anos seguintes, Doc Bar gerou vencedores da National Cutting Horse Association Futurity, campeões mundiais e os 10 melhores cavalos. Alguns descendentes incluem Doc O’Lena, Dry Doc, Fizzabar e Doc’s Kitty. Ele era o avô de Smart Little Lena, Tenino San, Docs Sangria e Don N Willy.

Nas competições da AQHA, os Doc Bar’s acumularam quase 9.000 pontos e ganharam vários campeonatos mundiais.

A chave para o sucesso do Doc Bar foi resumida por Charlie Ward, gerente do rancho dos Jensens, “é que ele é tão consistente em seu tipo. Seus potros são todos uniformes e possuem muito senso. Eles são fáceis de treinar, têm muita habilidade natural – cada um deles é cauteloso.”

Doc Bar morreu em 1992 aos 36 anos. Ele foi introduzido no American Quarter Horse Hall of Fame em 1993.

Biografia atualizada em março de 1993. – Traduzido e adaptado do site da AQHA.


Deixe um comentário