O maior portal idependente da raça quarto de milha no Brasil

Origem: Estados Unidos
Altura: Mede de 1,54m a 1,63m.
Caráter: É inteligente, altamente adaptável, sensível e ativo.

Físico: Apresenta a cabeça pequena, com olhos grandes e inteligentes e narinas abertas. Tem o pescoço musculoso bem inserido em espáduas potentes e inclinadas, peito largo e profundo. O dorso é curto e musculoso com boa elasticidade das costelas e lombo potente. A garupa é maciça e arredondada. As pernas são resistentes e limpas, mais finas
 que as esperadas para um corpo tão potente. As quartelas são curtas. A aparência geral é a de um cavalo compacto, musculoso, com pernas elegantes.

O Quarto-de-Milha Americano é o mais antigo cavalo das raças americanas. Foi desenvolvido na Virgínia e na Carolina do Norte e do Sul a parir de cavalos Árabes, Berberes e Turcos trazidos pelos espanhóis e cruzados com animais ingleses importados, no começo do século XVII. Por trás dessa cuidadosa criação seletiva, o objetivo era a corrida de cavalos, um esporte colonial popular, a corrida de velocidade de curta distância que geralmente não excedia a um quarto de milha e frequentemente era disputada na rua do vilarejo. As excelentes atuações da nova raça na corrida de quarto de milha deu-lhe este nome.

Diz-se que a raça possui um senso natural para lidar com gado. Durante a época pioneira, esta raça viajou para o Oeste com os novos colonizadores, sobressaindo-se em qualquer tipo de serviço com gado, e era aclamada pelos fazendeiros como a mais inteligente e mais hábil para este tipo de serviço, já conhecido pelo homem. Hoje em dia é utilizado amplamente nos rodeios. Ele pode rodopiar, entrar em galope na posição parada e usar a cabeça, e não existe nestas competições outro animal igual a ele.

Provavelmente este é o cavalo mais versátil do mundo. Casos números sirvam como prova, é certamente o mais popular. Mais de 800 mil cavalos Quartos-de-Milha Americanos estão registrados nos Estados Unidos e no exterior, e mais de quarenta nações possuem espécies desta raça. A American Quarte Horse Association, de Amarilho, Texas, emprega de mais de 200 pessoaspara operar seus serviços, inclui o maior registro equino do mundo.

A popularidade do Quarto-de-Milha como uma animal de exposição infelizmente o predispõe às dificuldades estruturais. Assim como em todos os animais de competição, existe a tentação de os criadores de Quarto-de-Milha produzirem as qualidades exageradas da raça para a sua apresentação perante aos juizes. As espáduas e a garupa pesadas do Quarto-de-Milha, acompanhadas de pernas muitos finas e quartela curtas, precisam de pouco requinte para produzir uma tendências à doenças navicular, uma forma crônica de claudicação, cuja cura aindaé desconhecida.

Um novo entusiasmo pelas corridas de velocidade tem restituído ao quarto de milha sua função primitiva da época colonial. Depois de seu grande sucesso no desempenho de um número extraordinário de funções diversas, causa profunda satisfação que ele agora coroe seus triunfos obtendo o mais rico prêmio oferecido em uma corrida – o All American Futurity Stakes, que vale cerca de 600 mil dólares.

 

.