O maior portal idependente da raça quarto de milha no Brasil

Afinal o que é  MORMO ?

 

Em algumas regiões o mormo é conhecido como” lamparão”,  “farcinose”,” mal de mormo” , “catarro de burro” entre outras  nomenclaturas populares .

 

O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que acomete principalmente os eqüídeos, podendo também acometer o HOMEM , os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes . 

 

 

O agente etiológico é a Burkholderia mallei . bacilo gran-negativo.

 

No passado , o mormo ocorria em todo o mundo devido a grande utilização dos eqüídeos, com o passar do tempo a  utilização dos eqüídeos foi diminuindo e os procedimentos em combate as doenças foram desenvolvendo  assim diminuindo a incidência em todo o mundo .

A doença foi descrita pela primeira vez no Brasil em 1.811, introduzida, provavelmente por animais infectados importados da Europa (PIMENTEL,1938)

 

     Como meu cavalo pode se contaminar?

 

A principal via de infecção é a digestiva, podendo ocorrer pelas vias aéreas, genital e cutânea.

A disseminação do  mormo no ambiente ocorre pelos alimentos, bebedouros, cochos, embocaduras e raramente utensílio de montaria .

A principal forma de excreção da B.mallei do organismos é pela via nasal e oral devido ao rompimento de lesões pulmonares  causadas pela doença .

 

     Quais os sintomas do cavalo com MORMO ?

 

São três formas mais freqüentes :

cutânea, linfática, respiratória,  o mesmo  animal pode apresentar as três formas.:

 

 

Os sinais clínicos mais freqüentes são :   

 

febre, emagrecimento, tosse, corrimento nasal e lesões na pele no inicio nodulares e evoluem para ulceras e após cicatrizaçao formam lesões em formato de estrela .

 

 

 

 

O aparecimento das lesões na pele é característica da fase crônica da doença.

O diagnostico definitivo da doença é concluído por exame laboratorial,  pois os sinais   clínicos são parecidos com o de outras doenças .

 

     Quais implicações que podem ocorrer no aparecimento de um caso de MORMO ?

 

O mormo é uma doença infecto-contagiosa que acomete principalmente os eqüídeos, podendo também acometer, carnívoros, eventualmente  pequenos ruminantes o e  HOMEM, sendo assim é uma zoonose .

É uma doença de notificação obrigatória, normalmente quando ocorre aparecimento de um caso são tomadas medidas de controle do transito animal por tempo indeterminado.

 

     Como  prevenir que meu cavalo se contamine com a doença   ?  

 

Infelizmente não existem tratamentos nem vacinas eficazes contra o mormo .

A prevenção e controle da doença  baseia-se na interdição de propriedades com focos comprovados, sacrifício dos animais comprovados por testes positivos  oficiais por profissional da Defesa Sanitária Oficial .

 

Participar apenas de eventos eqüestres  que obriguem o exame negativo de mormo, no prazo de validade correto em regiões e em situações de risco da doença. Alem de obedecer as regras impostas pelas autoridades sanitárias destas regiões..  

 mormo

Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco

Medico Veterinário – atuante em odontologia eqüina.

Cel. (11) 9814-6666

E-mail ciromedvet@ig.com.br

.