O maior portal idependente da raça quarto de milha no Brasil

 

Muita gente superestima a capacidade de uma cavalo. Durante milhões de anos sua anatomia se desenvolveu para que ele pudesse fugir de seus predadores e inimigos de forma eficaz, mas sem sustentar o peso de alguém nas costas.

 

Se você quer a melhor performance para seu cavalo, então proporcione a ele o máximo de conforto e segurança. Adquira uma boa manta. Ela ajuda a prevenir problemas de coluna, e curar os já existentes. Lembre-se, sem costas, sem cavalo. Uma vez adicionado peso, principalmente se ele estiver mal distribuído, seu cavalo pode apresentar problemas de coluna.

Muitos são os sinais que os cavalos nos dão quando estão com dor nas costas, basta saber interpretá-los.

 

Seu cavalo murcha as orelhas quando você se aproxima com a sela ou a coloca em suas costas.

Ao apertar as barrigueiras, ele fica irritado e  tenta morde-lo ou levanta as pernas como se quisesse  coiceá-lo .

Ao tentar montar seu animal se esquiva para impedi-lo ou tenta morde-lo.

Ao alternar o peso de um lado pro outro seu animal joga a cabeça pros lados ou murcha as orelhas.

Ao apalpa-lo nas costas após o treino, ele abaixa as costas de maneira a esquivar-se por causa da dor.

Se um ou mais sinais forem identificados chame um veterinário para fazer um diagnóstico mais preciso. Veja abaixo cinco causas mais comuns nos problemas de coluna.

 

Acomodação incorreta da manta

 

A causa número um de dores nas costas em eqüinos se dá quando a manta não distribui seu peso de maneira equilibrada e uniforme, mas sim em pequenas áreas de pressão. Uma boa manta deve  distribuir o peso e maneira uniforme, transferindo-o dos pontos mais altos para os mais baixos.

 

Porém nem a melhor manta do mundo pode resolver esse problema sozinha. O ideal é investir em uma sela que  sirva apropriadamente em seu animal.

 

Sela móvel

Outro problema são as selas que se movem de uma lado para o outro. Isso não cansa somente a seu cavalo, mas também você, enquanto ambos se esforçam para manter o equilíbrio. Esses movimentos podem causar vários ferimentos  sob a manta, tais como hematomas,  pisadas e até feridas abertas de nível médio.

 

Para resolver esse tipo de problema você deve adquirir uma manta que imobilize a sela na posição correta, encaixando-se de maneira justa tanto ao fundo da sela, quanto nas costas de seu cavalo. Reforço mais uma vez que por esses motivos, e outros, deve-se adquirir uma sela que  sirva em seu animal.

Inabilidade ao montar,

 

Se você não é um cavaleiro muito experiente, você pode estar pulando demais na sela e causando um forte impacto nas costas de seu animal. Uma manta pode ajudar a absorver o impacto, enquanto você aperfeiçoa suas técnicas de montaria e aprenda a manter seu centro de gravidade suavemente sobre o animal.

 

Exagero no treinamento

Não ha manta no mundo que resolva esse problema.

 

Se você está treinando num ritmo acima das habilidades de seu animal, por muito tempo, dê a ele umas férias urgente. E só volte a treinar de maneira gradual. Do contrário, seu companheiro de pista vai durar por muito menos tempo que você espera.

 

Transferência de dor

 

Muitas vezes o cavalo pode compensar nas costas a inabilidade de algum membro, na tentativa de manter seu equilíbrio e forma, e aliviar a dor no membro machucado. Cuidados especiais devem ser dispensados às partes inferiores, tais como cascos. Se os mesmo estiverem muito longos, ou foram casqueados impropriamente, eles impedirão o movimento mais livre do animal, e podem levar a lesões maiores.

 

Neste caso, uma manta também não resolverá o problema. Deve-se procurar um ferrageador ou um veterinário para tratar da causa da dor, o mais rápido possível.

 

.